sexta-feira, 7 de março de 2008

O que é a tristeza?


Período difícil, sentimentos, emoções, tristeza. Como num fechamento de ciclo. Mas prefiro acreditar que se trata de uma pralaya, ou seja, período em que se pára tudo para colocar a casa em ordem e poder começar de novo, embora essa ultima parte ainda pareça distante.
Como se não bastasse, ainda tem o trânsito, as horas em fila dentro do carro com calor intenso lá fora. Aí, no farol, se aproxima o homem na cadeira de rodas, olha para mim e diz:
- Tem um trocado aí? R$ 100 tá bom..., brinca.
Tocado por sua simpatia, olho para ele e respondo:
- Ih, rapaz, hoje está triste!
E acabo acompanhando a frase com um sorriso que retribui a sua simpatia. Ele emenda a resposta:
- Quem me dera se todas as pessoas que estão tristes me dissessem isso com o mesmo sorriso com que me diz...
Me surpreendo. Ele pega a deixa e conta que nos doze anos em que vive pedindo dinheiro nas ruas já encontrou muita gente realmente triste e infeliz.
- O meu maior desafio não é pedir, mas não deixar que a tristeza das pessoas me contagie. Pois se isso acontece, acabo me matando!
Não economizei novos sorrisos enquanto ele dizia tudo isso. Mas o farol já mudava e eu tinha de acelerar. Já me afastando, ouvi:
- Obrigado pela sua “tristeza”!
Assim, entre aspas mesmo. Deu para ouvir.

3 comentários:

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

Nossa, adorei essa sua crônica urbana!! muito legal!!

Anônimo disse...

Te entendo. Fragilidade, sensibilidade, inteligência aguçada de gente que vê o mundo com olhos por demais subjetivos, somente seus. Um homem também chora, se permite, é menino, é digno do que tecla. É digno. Homem-menino, que o amor verdadeiro lhe embale e te faça,nem que por alguns longos instantes, esquecer a companhia nefasta da tristeza. Você é merecedor disso. Acredite no amor, você sabe que ele existe e é bom de qualquer maneira. Não arme um escudo para proteger-se dele. Só se é livre quando há amor.

Florentino A.

Anônimo disse...

Uma tristeza pode ser as vezes algo tao minusculo aos olhos do outro e tao avassalador dilacerando um coracao. A tristeza pode ser maquiada, confundida, escondida, jamais revelada, pois ha pessoas que nao se permitem e nao permitem que se sinta tristeza, que se fale sobre ela. Ah, essa pessoa tah muito chata, negativa, vamos fazer coisas e falar de coisas que nos facam esquecer de tristeza... Vamos beber, churras, futebol, jogar um baralho, dancar por ae, viajar, mostrar nosso lado bacaninha sempre... Vamos afogar qualquer pontinha de tristeza que tentar emergir.. A vida eh uma eterna celebracao, nao tem lugar pra gente down. De repente, a maldita [ou bendita, pois sem tristeza haveria alegria? xD] nao eh que pega em cheio qualquer desavisado? Principes viram sapinhos, princesas perfects deixam aflorar [ops!] seus momentos BRUXA ou chaaaata, ou simplesmente seus lados HUMANOS.. Nao vamos nos contagiar, peloamordejesuiscristinho! Porem, a tristeza tah sempre aqui a nos rodear e nega-la eh varrer e acumular M muita M pra baixo do tapete. Um dia explode a bomba. Entao, pelo direito de sentir tristeza!!!! E sentir por um motivo que pra outro ser humano nao se justificaria, mas talvez no meu seja uma magoa, uma dor, toda uma delicadeza, anos de luta, de compreensao, de espera pra poder compartilhar aquilo com uma pessoa e num piscar de olhos, depois de todos os sonhos de anos, ela vai e compartilha com alguem que mal conhece, que jamais teve ou terah a importancia, a historia tao intensa, tao intima e forte. Injusto, muito injusto. A tristeza eh as vezes se deparar com a coragem de certas pessoas de saber que aquele aparente pequeno gesto abriria uma ferida profunda em uma pessoa e mesmo assim ir em frente, sem pejo.